mulher morreu, que a família a vele em paz - declarou o ministro argentino.
A imprensa britânica revelou nesta quinta-feira que a presidente não foi incluída na lista de convidados a pedido dos filhos de Thatcher. Para eles, a medida seria inadequada devido ao conflito.
- O que me importa se me convidam a um lugar que não queria ir. É uma provocação a mais - disse Timerman
A decisão pode aumentar o atrito entre os dois países. A Argentina até hoje reivindica a soberania sobre as ilhas, chamadas de Falklands pelos britânicos.
Saúde impede Gorbatchev de ir a funeral
Outro líder que não estará presente no funeral é o soviético Mikhail Gorbachev. Seu porta-voz afirmou nesta quinta-feira que ele se ausentará por motivos de saúde. Gorbachev, de 82 anos, prestou homenagem a Thatcher após sua morte, definindo-a como um “política de peso e uma pessoa marcante”. Nancy Reagan - mulher do falecido ex-presidente americano Ronald Reagan, um aliado de Thatcher - deve enviar um representante, assim como o líder sul-africano Nelson Mandela, que se recupera de uma infecção pulmonar.
Thatcher, que morreu na segunda-feira aos 87 anos, liderou o Reino Unido na Guerra das Malvinas, em 1982, ordenando que as Forças Armadas britânicas expulsassem tropas argentinas que invadiram o contestado arquipélago do Atlântico Sul, que os britânicos chamam de Falklands. Cristina tem comandado uma campanha internacional pedindo a renegociação da soberania sobre o território.
Cristina Kirchner e David Cameron.
Nenhum comentário:
Postar um comentário