Thatcher fui ruim ou boa em seu governo ? A ingleterra cresceu com ela ? Essas perguntas agora fogem do contexto porque seu governo ja foi oque ficou foi oque ela fez pelo povo ingles.
Mas todos devem se perguntar como uma mulher formada em quimica em Oxford chegou a comandar o partido conservador da Grã- bretanha 1ª e a unica ate os dias atuais de hoje Thatcher foi a 1ª mulher a comandar a Inglaterra como 1ª ministra conservadora.
Mas como Margareth Thatcher filha de um dono de um quitanda chegou a alcançar um cargo tão alto e renomado da Inglaterra?
Lider de Oposição.
Thatcher começou a frequentar almoços regularmente no Institute of Economic Affairs (Instituto de Assuntos Econômicos) (IEA), um think tank fundado pelo magnata do ramo de avicultura Antony Fisher, um discípulo de Friedrich von Hayek. Ela frequentava o IEA e lia suas publicações desde inicio da década de 1960. Lá, foi influenciada pelas ideias de Ralph Harris e Arthur Seldon, e se tornou a face do movimento ideológico de oposição à economia do Estado de bem-estar social keynesiano, que acreditavam que estava enfraquecendo a Grã-Bretanha. Os panfletos do instituto propunham menos governo, menos impostos e mais liberdade para as empresas e os consumidores.
O crítico de televisão Clive James, escrevendo no The Observer durante a votação para a liderança, comparou sua voz de 1973 a um gato deslizando em um quadro negro Thatcher já tinha começado a trabalhar em sua apresentação seguindo o conselho de Gordon Reece, um antigo produtor de televisão. Por acaso Reece encontrou o ator Laurence Olivier, que organizou aulas com o preparador vocal do Royal National Theatre. Thatcher conseguiu suprimir completamente seu dialeto de Lincolnshire, exceto quando sob estresse, particularmente após a provocação de Denis Healey na Câmara dos Comuns, em abril de 1983, quando ela acusou as lideranças trabalhistas de estarem fritos.
Em 19 de janeiro de 1976 Thatcher fez um discurso na sede municipal de Kensington em que ela fez um duro ataque à União Soviética:
Em resposta, o jornal do Ministério da Defesa soviético Krasnaya Zvezda (Estrela Vermelha) chamou-a de "Dama de Ferro", um apelido que ela prontamente adotou.
Os russos estão empenhados em dominar o mundo e estão rapidamente adquirindo os meios para se tornar a mais poderosa nação imperial que o mundo já viu. Os homens do Politburo soviético não têm que se preocupar com o fluxo e refluxo da opinião pública. Colocam as armas antes da manteiga, enquanto nós colocamos quase tudo antes das armas.
Em meados de 1978, a economia começou a melhorar e as pesquisas de opinião mostravam os trabalhistas na liderança, com uma eleição geral sendo esperada para o final do ano e uma vitória dos trabalhistas era uma séria possibilidade. O primeiro-ministro James Callaghan surpreendeu a muitos ao anunciar em 7 de setembro que não haveria eleições gerais naquele ano e que esperaria até 1979 para ir às urnas. Thatcher reagiu a isto rotulando o governo trabalhista como "galinhas", e o líder do Partido Liberal, David Steel, acompanhou-a, criticando os trabalhistas por "correr de medo".
O governo trabalhista então enfrentou novo mal-estar público sobre a direção do país e uma série de greves prejudiciais durante o inverno de 1978-79, apelidado de "Inverno do Descontentamento". Os conservadores atacaram o desemprego recorde do governo trabalhista, usando como publicidade o slogan Labour Isn't Working (os trabalhistas não estão trabalhando). Eleições gerais foram convocadas depois que o governo de James Callaghan perdeu uma moção de censura no início de 1979. Os conservadores ganharam uma maioria de 44 assentos na Câmara dos Comuns, e Margaret Thatcher tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Reino Unido.
Oque a Dama de Ferro fez em seu governo.
Elaborou um programa rigoroso para inverter a crise da economia britânica mediante a redução da intervenção estatal e a implementação de um programa de privatização. Os principais postulados foram o liberalismo e o monetarismo estritos. Também reduziu os serviços sociais e, reduzindo o poder dos Conselhos de Salários (Wage Councils), praticamente aboliu o salário mínimo - que seu governo via como um estorvo às prerrogativas de administração (Rubery & Edwards, 2003, pp. 457-460). Em 1999, o salário mínimo foi restabelecido por Tony Blair. Estudou a renegociação para a participação do Reino Unido na CEE e para a abolição do poder sindical.
Tudo isso deveu-se à austeridade que acompanhou a sua administração, dado que o objetivo de reduzir a inflação era prioritário. Não obstante, durante seu governo a inflação dobrou entre 1979 e 1980 (de 10 para cerca de 20% a.a.), e retornou aos dois dígitos no final de década de 1980. Em meados de 1981 a economia do Reino Unido mergulhou numa profunda recessão. Quando o nível de desemprego atingiu o recorde de 3 milhões (era menos de 1 milhão na posse Thatcher), as críticas às suas políticas econômicas se multiplicaram. Em 1981, numa famosa carta ao jornal Times, 365 economistas conclamaram o governo Thatcher a mudar as diretrizes de sua política econômica e a pôr um fim à recessão.
Em 1979, acusou a política soviética de Leonid Brejnev, se aproveitando da ocupação soviética no Afeganistão, argumentando que a política de distensão era um meio de esconder o modo como a União Soviética feria os direitos humanos. Thatcher foi rebatida e Brejnev acabou destacando as profundas medidas liberais tomadas por Thatcher em sua gestão e os países que ainda eram colônias britânicas, vistas pelo líder soviético como desumanas. Como consequência, a União Soviética jamais voltaria a tentar a aproximação com o Reino Unido, cujas relações com a Rússia ainda são instáveis, mesmo após a desintegração da URSS.
Em 1982, Thatcher interveio energicamente na Guerra das Malvinas, o que foi um pretexto de ataque para a oposição socialista e a União Soviética. A sua atitude foi muito bem vista pela opinião pública britânica, o que permitiu a Thatcher, nesse mesmo ano, obter a vitória eleitoral, apesar da recessão e do desemprego, desta vez com a maioria mais folgada conseguida por um candidato desde 1935.
Em 1982 elaborou um plano para o desmantelamento das instituições do Estado social no Reino Unido, nomeadamente o serviço nacional de saúde e a educação gratuita. Estas propostas foram discutidas numa reunião alargada do executivo a 9 de Setembro de 1982, na qual vários ministros se insurgiram contra o que descreveram como uma “agenda radical”. O “motim” levou Thatcher a engavetar o documento.
Em 1984 enfrentou graves conflitos sociais, em especial a greve dos mineiros, que reprimiu com dureza. Em outubro desse mesmo ano, durante um congresso do seu partido que se celebrava no hotel Brighton, aconteceu um atentado a bomba, colocada por um grupo de republicanos irlandeses, – Thatcher apoiava a retenção do Ulster pelo Reino Unido – atentado do qual saiu ilesa. Como chefe de governo continuou a sua política liberal, a privatização de empresas estatais, da educação e meios de ajuda social, a luta contra o desemprego e a limitação das greves. Com relação ao conflito do Ulster, propiciou a abertura de conversações com a República da Irlanda e reforçou a legislação antiterror. Em 1987 ganhou de novo as eleições, mas, nessa ocasião, por uma margem bem menor. Thatcher recusou a união social e política do Reino Unido com a Europa e criou um imposto regressivo (impostos regressivos são concebidos de forma que os de renda mais baixa paguem proporcionalmente mais que os de renda mais alta), o poll tax, o qual sofreu uma violenta e vitoriosa resistência popular e a levou a perder o apoio de seu próprio partido. Não lhe restou outra alternativa para além da demissão. Sucedeu-lhe John Major, que indicou Michael Heseltine como Secretário do Meio Ambiente, dando-lhe a incumbência de desmantelar o poll tax.
Margaret Thatcher ainda foi considerada como "O homem forte do Reino Unido", por Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos, devido à sua postura bastante forte perante o poder.
Em 1992, Margaret Thatcher deixou a Câmara dos Comuns, ganhando lugar na Câmara dos Lordes como Baronesa Thatcher de Kesteven.
Por volta de 2000, ela começou a apresentar sinais de demência. Segundo sua filha, Carol, a ex-primeira ministra confundiu a Guerra das Malvinas com o conflito na Bósnia durante uma conversa. Em 2002, Thatcher foi aconselhada por seus médicos a não mais falar em público. Em seu livro, publicado em 4 de setembro de 2008, Carol conta que sua mãe sofria de importantes lapsos de memória desde 2001. Além disso, Thatcher apresenta problemas cognitivos ligados a uma demência vascular instalada após vários acidentes vasculares cerebrais. Nos últimos anos, ela foi hospitalizada por várias vezes.
No seu 87º aniversário, em outubro de 2012, Thatcher fez uma rara aparição pública, almoçando em um restaurante de Londres, com seu filho Mark e a esposa. Meses depois, em 20 de dezembro de 2012, a ex-primeira-ministra foi novamente hospitalizada para a retirade de um tumorna bexiga.
Ela morreu enquanto dormia em 8 de abril de 2013 na sequência de um acidente vascular cerebral.
Sua trajetoria no poder
Foi 4 de Maio de 1979 que tudo aconteçeu neste dia a Inglaterra ganhava ares conservadores femenino.
Margareth Thather não so pisa na rua Downing Street onde e a residencia dos premier britnicos comondava uma nação o futuro do povo inglês esta em sua suaves mãos de mulher.
Sua frase de iniçio de mandado foi;
"Oração de São Francisco":
Onde houver discórdia, que possamos trazer harmonia. Onde houver erro, que possamos trazer a verdade. Onde houver dúvida, que possamos trazer fé. E onde houver desespero, que possamos trazer esperança.
Títulos de nobreza
- Lady Thatcher, MO, MP (4 de Fevereiro de 1991 - 16 de Março de 1992).
- Lady Thatcher, OM (16 de Março de 1992 - 26 de Junho de 1992)
- A Baronesa Thatcher, MO, PC (26 de Junho de 1992 - 22 de Abril de 1995).
- A Baronesa Thatcher, LG, MO, PC (22 de Abril de 1995 - 08 de abril de 2013).
- Baronesa Thatcher de Kesteven, título nobiliárquico de Baronesa, que em 1992, foi-lhe concedido pela Rainha Elizabeth II dando-lhe um lugar na câmara dos Lordes.
Mary Streep representando a Dama de Ferro Margareth Thatcher.
Baronesa Thatcher em uma seção de abertura do parlamento.
Garrafas de champanhe foram estouradas em Glasgow, na Escócia, para comemorar a morte, nesta segunda-feira (8), da ex-primeira-ministra britânica Margart Thatcher. A "Dama de Ferro", como ficou conhecida, foi a primeira e até agora única mulher a ser premiê no Reino Unido. Ela governou de 1979 a 1990, o maior período contínuo para um primeiro-ministro britânico desde o início do século 19.
Thatcher discursando em Berlim.
A trajetória de Margareth Thatcher - Globo News.
Está é ultima aparição de Margareth em vida.
Fica ai nosso adeus a nossa Dama de Ferro quem mudou a historia de uma nação.
Descanse em paz Margareth.
Nenhum comentário:
Postar um comentário