quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Anne a Princesa real

Ana, Princesa Real (nome completo: Anne Elizabeth Alice Louise;[1] Londres, 15 de agosto de 1950) é um membro da família real britânica e a única filha da rainha Elizabeth II do Reino Unido (Isabel II). Recebeu o título de princesa real em 1987 e atualmente é a décima na linha de sucessão ao trono do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, e dos outros reinos da Comunidade de Nações, tais como Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. Ao nascer, ela era a terceira na linha, mas mudou para o segundo lugar quando sua mãe se tornou rainha e até o nascimento de seu irmão, o príncipe André, duque de York, em 1960.
A princesa real é conhecida por seus trabalhos de caridade. Ela também é o único membro, além de Zara Phillips, da realeza britânica que competiu nos Jogos Olímpicos.
A princesa Ana nasceu na Clarence House, Londres em 1950. Ela é a segunda filha da rainha Elizabeth II e do Príncipe Phillip e a sétima na linha sucessória.
Foi batizada no Salão de Música do Palácio de Buckingham, em 21 de outubro de 1950, por Cyril Garbett, então Arcebispo de York. Seus padrinhos foram: o conde Mountbatten de Burma, Andrew Elphinstone, a rainha-consorte Elizabeth, a Princesa Alice de Battenberg e a Princesa de Hohenlohe-Langenburg.
Antes do nascimento de seu irmão mais velho, o avô deles divulgou uma Carta-patente garantindo as dignidades titulares de Príncipe e Princesa da Grã-Bretanha e Irlanda e o título de de Sua Alteza Real para qualquer filho do Duque e da Duquesa de Edimburgo. Por isso, desde seu nascimento, a Princesa Ana foi titulada de Sua Alteza Real, a Princesa Ana de Edimburgo".
Ela foi educada no Palácio de Buckingham e, posteriormente, em Benenden School, um internato público em Kent.
Em 6 de janeiro de 1952, quando o avô de Ana, Jorge VI, morreu, sua mãe ascendeu ao trono. Então seu título oficialmente passou a ser Sua Alteza Real A Princesa Ana. Como era muito pequena, ela não compareceu à coroação de sua mãe. Os deveres reais da princesa começaram durante os anos 60.
Ana tem grande estusiasmo por cavalos, e a atividade de equitação tornou-se uma parte importante de sua vida. Em 1971, aos 21 anos, a princesa ganhou no campeonato europeu, realizado em Burghley, e foi eleita a personalidade do ano pela BBC Sports. Durante cinco anos, ela competiu dentro do time britânico, ganhando uma medalha de prata em disciplinas individuais e conjunta no campeonato europeu de 1975, realizado na Alemanha. No ano seguinte, ela participou dos Jogos Olímpicos de Montreal como membro do time britânico, correndo com o cavalo da Rainha, nomeado Goodwill. Em 5 de fevereiro de 1987, ela apareceu na 200° edição do quiz show A Question of Sport, da BBC. Foi a primeira vez que um membro da realeza participou dentro de um show na televisão.
Em 14 de novembro de 1973, a princesa Ana casou-se com Mark Antony Peter Phillips, um tenente e depois capitão da 1st The Queen's Dragoon Guards (regimento de cavalaria armada), na Abadia de Westminster, Londres. O casamento foi assistido via televisão por mais de 100 milhões de pessoas. O casal teve dois filhos, ambos nascidos, como sua mãe, num dia 15 de um mês:
  • Peter Mark Andrew Phillips (15 de novembro de 1977)
  • Zara Anne Elizabeth Phillips (15 de maio de 1981)
Como tradição, a Rainha ofereceu a Mark Philips um condado, o qual ele recusou educadamente, no dia de seu casamento. Esta decisão foi também um desejo específico de Ana, que queria proteger seus filhos da publicidade que os títulos da realeza lhes traria. Consequentemente, Peter e Zara tornaram-se os primeiros netos de um soberano que não receberam títulos reais nem nobiliários. Contudo, eles não são os primeiros filhos de uma princesa que não receberam títulos. Os filhos da Princesa Alexandra, prima da Rainha, não têm títulos reais nem nobiliários.
Anos depois, a princesa e o capitão foram morar em Gatcombe Park, em Gloucestershire.
Como princesa real, a princesa Ana realiza um número de deveres oficiais em nome de sua mãe, em seu papel como soberana de alguns dos reinos da comunidade. Ana começou a empreender seus deveres reais oficialmete logo ao sair da escola secundária, e acompanhou seus pais em uma visita de estado da Áustria no mesmo ano. Substitui às vezes a rainha nos funerais dos dignitários estrangeiros (aos quais a rainha habitualmente não atende), e reside no palácio de Holyrood em Edimburgo cada verão, hospedando acoplamentos lá.
A princesa igualmente viaja ao exterior em nome do Reino Unido até três vezes por ano. Foi o primeiro membro da família real a fazer uma visita oficial à URSS quando foi lá como convidada do governo em 1990. Depois da aposentadoria da rainha mãe em 1981, Ana foi eleita por graduados da Universidade de Londres. É igualmente um representante britânico no comitê olímpico internacional como um administrador, e é um membro do comité de organização de Londres para os Jogos Olímpicos.
E também de muitos outros deveres reais, sua agenda está cheia o ano inteiro.
A princesa foi alvo de uma fracassada e perigosa tentativa de sequestro, em 20 de março de 1974. O incidente ocorreu quando a princesa e seu marido estavam retornando ao Palácio da Buckingham de um evento de caridade em Londres, na Pall Mall. A carruagem real que os conduzia foi forçada a parar quando um carro Ford parou à frente deles. O motorista do veículo, Ian Ball (depois julgado como mentalmente instável) saiu segurando uma arma. O inspetor James Beaton pulou da carruagem para desarmar Ball, mas levou um tiro no peito e na cabeça. O chofer Alex Callender tentou desarmá-lo, quando Ball se aproximou da carruagem para raptar a princesa, mas também foi baleado. O jornalista Brian McConnell, que estava próximo, tentou ajudar e levou um tiro no peito. A princesa conseguiu, enquanto isso, sair da carruagem e fugir para o outro lado, e Ron Russell golpeou Ian Ball atrás da cabeça. Michael Hills, que também estava próximo, foi baleado por Ball. Finalmente, o policial Peter Edmonds prendeu Ian.
Ball foi julgado culpado por tentativa de rapto e assassinato e declarado mentalmente instável. A sentença foi mandá-lo para o Hospital de Broadmoor, um dos três maiores hospitais psiquiátricos de segurança máxima do Reino Unido. Ian Ball planejava pedir 2 ou 3 milhões de libras em troca da vida da princesa. O incidente fez com que o nível de segurança da Família Real Britânica aumentasse. O inspetor James Beaton recebeu a George Cross (Cruz de Jorge), a mais alta condecoração para um civil do Reino Unido e da Commonwealth. Alex Callender, Brian McConnell, Ron Russell e Michael Hills receberam a Queen's Gallantry Medal (Medalha de Galanteria da Rainha), a condecoração de terceiro nível para um civil britânico.
Em 13 de junho de 1987, a Rainha Isabel II concedeu o título de Princesa Real (título das princesas mais velhas de um soberano) à sua filha. Ana foi então titulada Sua Alteza Real a Princesa Real. O título havia sido usado pela Princesa Mary, condessa de Harewood, filha do Rei George V, até sua morte em 1965.
Em 1996, a princesa serviu como alta comissionária de Sua Majestade na Assembléia Geral da Igreja da Escócia
.
Em agosto de 1989, a princesa Ana e o capitão Mark Philips anunciaram a sua intenção de se separarem. O casamento estava arruinado há anos. O casal divorciou-se em abril de 1992. Em 12 de dezembro de 1992, Ana casou-se novamente, tornando-se a primeira princesa divorciada a casar-se pela segunda vez desde Vitória de Edimburgo. Ela escolheu a Igreja da Escócia para realizar a cerimônia, pois a Igreja da Inglaterra  proibia que divorciados se casassem novamente, o que está mudando nos dias de hoje.
Ela casou-se com Timothy James Hamilton Laurence, em Crathie Kirk, perto do Castelo de Balmoral, em Aberdeenshire. Timothy era comandante da Marinha Real e aquando de seu casamento tornou-se contra-almirante.
Princesa Real está envolvida com pelo menos 200 organizações de caridade dentro de sua capacidade oficial. Ela dedica-se principalmente à organização Save the Children, da qual ela é presidente desde 1970. Em 1991, ela fundou a The Princess Royal Trust for Carers. Seu trabalho ajuda inclusive muitas pessoas pobres de nações africanas. Ela representa o Comitê Olímpico Internacional como administradora e é membro do Comitê de Organização dos Jogos Olímpicos para Londres.
Desde 1981, ela ocupa o cargo de reitora da Universidade de Londres. Também é patrona da Seleção Escocesa de Rugby e comparece na maioria dos jogos internacionais em Murrayfield.
Em 2001 a Corte de Magistrados de Cheltenham cobrou 400 da Princesa Real e tirou cinco pontos de sua carteira de motorista, porque ela estava dirigindo a 149 quilômetros por hora numa estrada. A princesa estava indo em direção a Hartpury College, em Gloucestershire. Em 2002, uma quantia de £500 foi cobrada pela Corte de Magistrados de Berkshire da princesa porque seu cachorro, Dotty, atacou dois meninos enquanto ela e seu marido estavam caminhando em Windsor Great Park, perto do Castelo de Windsor. Em dezembro de 2003, um dos cães da Rainha teve de ser sacrificado, depois de ser atacado pelo cão da Princesa Real, Florence.



Ficheiro:Anne Princess Royal Arms.svg
Brasão de armas de Anne.
Anne a princesa real

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elizabeth Bowes-lyon / A Rainha Mãe / The Queen Mother

N ascida em 04 de agosto de 1900, na nobreza britânica. Ela ganhou proeminência em 1923 ao se casar com Alberto, Duque de York, o segundo ...