Após um incêndio que destruiu boa parte do Palácio de Westminster – sede do Parlamento britânico – em outubro de 1834, um aspecto relevante do projeto do novo palácio era um grande relógio no alto de uma torre. O astrônomo real, Sir George Airy, queria que o relógio tivesse uma precisão extrema, inclusive com conferência duas vezes ao dia com o Observatório Real de Greenwich. Enquanto muitos relojoeiros consideravam que essa meta era impossível, Airy contava com a ajuda de Edmund Beckett Denison, um conceituado advogado conhecido por sua expertise em relojoaria ou na ciência da medição do tempo.
O projeto de Denison, construído pela companhia E.J. Dent & Co., foi finalizado em 1854. Cinco anos mais tarde, a própria torre Santo Estevão foi concluída. Pesando mais de 13 toneladas, seu enorme sino foi carregado pelas ruas de Londres até o pé da torre por uma tropa de 16 cavalos, sob aclamação de espectadores que ali se postavam. Uma vez instalado, o Big Ben dobrou a primeira badalada em 31 de maio de 1859. Exatos dois meses depois, no entanto, o pesado badalo desenhado por Denison rachou o sino. Três anos mais se passaram antes que um badalo mais leve fosse acoplado e o relógio pudesse funcionar normalmente como previsto. O sino foi girado sobre seu próprio eixo de modo que o badalo batesse em outra área. A rachadura em si jamais foi reparada.
O nome "Big Ben" originalmente designava apenas o sino, porém mais tarde passou a se referir a todo o relógio. Existem duas histórias principais a respeito de como se adotou o nome de Big Ben. Muitos afirmam que a denominação de se deve ao loquaz Benjamin Hall, o popular comissário de obras públicas de Londres à época da construção. Outra história famosa conta que o nome do sino se devia ao famoso pugilista peso-pesado Benjamin Caunt, porque era o maior dos sinos daqueles tempos.
Mesmo depois que uma bomba incendiária destruiu o plenário da Câmara dos Comuns durante a Segunda Guerra Mundial, a torre de Santo Estevão resistiu e o Big Ben continuou a funcionar normalmente. Sua famosa precisão cronométrica é regulada por uma pilha de moedas colocadas no imenso pêndulo do relógio, garantindo um movimento constante e regular dos ponteiros do relógio o tempo todo.
À noite, as quatro faces do relógio, cada qual com 7 metros de diâmetro, são iluminadas. Para conhecimento público, uma luz sobre o Big Ben também permanece acesa quando o Parlamento está em sessão.
pálacio de westminster.
sede do parlamento britânico.
no pálacio de westminster se escontra o relogio mais famoso do mundo o big beng.
big beng.
mas datas comemorativas ele solta fogetues de todos os lados e um espetaculo.
este video mostra o ano novo londrino e a queima de fogos no big beng.
Nenhum comentário:
Postar um comentário