sábado, 23 de fevereiro de 2013

Royal Ordem de Jarreteirra


A Mais Nobre Ordem da Jarreteira, também conhecida como Ordem da Jarreteira, é uma ordem da cavalaria britânica, a mais antiga da Inglaterra e do sistema  a de honrarias britânico  Sua tradução correta seria antes Ordem da Liga (em inglês : Order of the Garter) tal como em português tem o mesmo significado. Só assim se explica que esta ordem militar , criada por Eduardo III de Inglaterra com o espírito medieval de então e baseada nos nobres ideais da demanda ao santo Graal  e da corte do rei Arthur , seja vista como a mais importante comenda do sistema honorífico do Reino Unido, desde essa altura até aos dias de hoje. Fundada em 1348, com a dedicação da imagem e das armas a São Jorge,  pratono  (embora existam registros de nomeações à ordem em 1344), supõe-se que tenha sido criada para destacar os esforços do reino e aliados, nos quais se destacam nobres e reis portugueses, para conquistar a Terra Santa e um «Império Cristão» nas subsequentes cruzadas, numa época de ouro para os cavaleiros, a nobreza das guerras.
Os membros da ordem são limitados ao Soberano, ao Príncipe de Gales  e não mais que vinte e quatro membros ou companheiros. Os pedidos também incluem cavaleiros e damas extranumerários (por exemplo, membros da família real  e monarcas estrangeiros). Conceder a honra tem sido descrito como uma das poucas prerrogativas executivas remanescentes do monarca de caráter verdadeiramente pessoal.
O emblema da ordem, retratado na insígnia, é uma jarreteira com o mottoHonni soit qui mal y pense (francês  antigo : "Envergonhe-se quem nisto vê malícia", ou "Maldito seja quem pense mal disto!”) em letras douradas. Os membros da ordem recebem algo como uma liga nas ocasiões cerimoniais.
A maioria das honrarias britânicas abrange todo o Reino Unido, mas as três mais importantes pertencem a uma nação constituinte. A Ordem da Jarreteira, pertencente Inglaterra e Gales, é a de maior idade e precedência; a A mais antiga e mais venerável ordem do cardo pertence à Escócia; e a agora em desuso  A mais ilustre ordem de São Patrício  pertencente à Irlanda. Novas nomeações para a Ordem da Jarreteira sempre são anunciadas no Dia de São George, em 23 de abril.
O Rei Eduardo 3º fundou a Ordem da Jarreteira como "uma sociedade, uma companhia e uma escola de cavaleiros."
O ano da fundação é usualmente presumido ser 1348, entretanto, o Complete Peerage, no "The Founders of the Order of the Garter", diz que os estatutos da ordem foram primeiro instituídos em 23 de abril de 1344, anunciando cada membro fundador como cavaleiro em 1344, incluindo Sir Sanchet d'Abrichcourt que morreu em 20 de outubro de 1345. Outras datas de 1344 a 1351 também foram propostas. As contas dos armários do Rei mostram hábitos da Jarreteira pela primeira vez no outono de 1348; pelos seus estatutos originais, era necessário que cada membro já fosse um cavaleiro (o que hoje seria chamado de cavaleiro celibatario) e alguns dos membros iniciais eram apenas feito cavaleiros nesse mesmo ano. O conceito foi seguido durante o próximo século por outros monarcas europeus, de fundar suas próprias e prestigiadas ordens de cavalaria .
Os antigos arquivos da Ordem foram destruídos pelo fogo, embora se pense que em 1344 ou 1348 o rei Eduardo III tenha proclamado São Jorge como patrono da Inglaterra. Apesar do seu culto ter sido proibido à época da reforma, a capela São George, em Windsor (completada entre 1483 e 1528) manteve-se como sede da Ordem.
A Ordem da Jarreteira é mais antiga remanescente e mais prestigiosa ordem de cavalaria do Reino Unido desde sua concepção até hoje.
Ficheiro:Edward III of England (Order of the Garter).jpg
 O rei Edward 3º com os trajes de soberano da Ordem da Jarreteira, numa ilustração do Garter Book de 1430 feito por willian brucus (1375-1450), primeiro rei de armas principais de jerreteira.
Ordem da Jarreteira, cuja tradução correta seria antes Ordem da Liga ( Order of the Garter) em Portugal era primitivamente chamada Ordem da Garrotea que significava "Ordem do Laço".
O equivoco, que fez distanciar do seu nome original que traduzia uma estreita "liga entre homens" ou um apertado "enlace entre homens", através de um sério acordo entre pares nobres e amigos, trocado por uma ordinária liga para segurar as meias, advém de uma fantasiosa história, que está associada à criação desta Ordem, possivelmente com a pretensão de denegri-la e aos movimentos ou pessoas que a defendiam e aos seus ideais cavalheirescos.
Essa lenda conta que Eduardo III estava dançando com a Condessa de Salisbury numa grande festa da corte, quando esta deixou cair a sua jarreteira. Ao apanhá-la do chão e amarrá-la de volta à sua perna, o rei reparou que os presentes os fitavam com sorrisos e murmúrios. Irado, exclamou: «("envergonhe-se quem nisto vê malícia"), frase que se tornou o lema da ordem.; disse ele ainda que tornaria aquela pequena jarreteira azul tão gloriosa que todos a haveriam de desejar. Sendo esta história verdadeira ou não, a Ordem da Jarreteira foi, de fato, criada por Eduardo III, o seu símbolo é uma jarreteira azul escuro, de rebordo dourado, em que aparecem inscritas, em francês , as palavras ditas pelo rei. Mas a verdade é que o seu símbolo era um cinto e que, depois de o sabermos, ainda o vemos lá.
Outra possibilidade, apresentada por alguns, é que a Ordem tenha tomado o seu nome do pendente ou jóia mostrada tradicionalmente nas representações de São George. A insígnia da Ordem inclui um colar e uma insígnia pendurada, conhecida como Great George, de ouro e esmalte, em que aparece São Jorge a cavalo, matando o dragão. Ainda existe uma segunda medalha, conhecida como Lesser George.
De acordo com outra lenda, Rei Ricardo I foi inspirado no século XII por São jorge o martí enquanto lutava nas  Cruzadas  para amarrar ligas ao redor das pernas dos seus cavaleiros, que posteriormente ganharam a batalha. O Rei Eduardo supostamente reavivou esse evento no século XIV quando fundou a Ordem.Outra explicação é que o lema se refere à alegação de Eduardo ao trono da França e a Ordem da Jarreteira foi criada para ajudar a buscar essa afirmação. O uso da liga como um emblema pode ter derivado de tiras utilizadas para fixar armaduras.
Os eruditos medievais têm apontado para uma ligação entre a Ordem da Jarreteira e o poema , "Sir Gawain e o Cavaleiro Verde". Em "Gawain", um cinto, muito semelhante em suas conotações eróticas para a liga, desempenha um papel proeminente. Uma versão aproximada do lema da Ordem também aparece no texto. Ele traduz do francês antigo como "Maldito seja um coração covarde e avarento."
Enquanto o autor do poema permanece controverso, parece haver uma conexão entre dois dos principais candidatos e a Ordem da Jarreteira. O acadêmico J.P. Oakden sugeriu que ele é alguém relacionado com João de Gnate, e, mais importante, um membro da Ordem. Outra teoria concorrente é que o trabalho foi escrito por Enguerrando, sétimo Sire de Coucy. O Sire de Coucy foi casado com a filha do rei Eduardo III, Isabela de coucy, e foi dado a admissão à Ordem da Jarreteira no dia do casamento.
Logo após a fundação da Ordem, as mulheres foram nomeadas "Ladies of the Garter", mas não foram feitas companheiras. Henrique VII interrompeu a prática em 1488, quando sua mãe, Margarida Beaufort, foi a última dama da Jarreteira antes da Rainha Alexandra . Exceto para os soberanos do sexo feminino, a próxima dama da Jarreteira nomeada foi ,Rainha Alexandra por seu marido Rei Eduardo VII. Jorge 5º também fez a sua consorte, Rainha Mary, uma dama da Jarreteira e Rei Jorge VI posteriormente, fez o mesmo para sua esposa, Rainha Elzabeth  a mãe. Ao longo do século 20, as mulheres continuaram a ser associadas com a Ordem, mas com exceção de monarcas estrangeiros do sexo feminino, elas não foram feitas companheiras. Em 1987, entretanto, tornou-se possível instalar as "Damas Companheiras da Ordem da Jarreteira" sob um estatuto da Rainha Elizabeth 2ª.
  • Os mantos para o prelado e chanceler são o azul escuro como os dos membros (como um membro, o chanceler veste manto de um membro), mas os mantos para os outros oficiais são o vermelho escuro. Todas as camisas são bordadas com um escudo heráldico da Cruz de São Jorge. Para cerimônias da Jarreteira, o Rei de Armas de principal da Jarreteria usa este manto vermelho ao invés do colete de aramas reais usada para outras ocasiões cerimoniais de Estado.
  • Os oficiais usam distintivos do ofício suspensos em uma corrente ao redor do pescoço. O emblema para o Prelado mostra a the Lesser George, rodeada pela liga, que é encimado por uma mitra de um bispo. O emblema para o Chanceler é uma rosa, rodeada pela Liga. O emblema do Registrador é de duas penas cruzadas sobre um livro, rodeado pela liga encimado por uma coroa. O emblema do Rei de Armas principal da Jarreteira são as armas reais empaladas com a Cruz de São Jorge, rodeado pela liga e encimado por uma coroa. O emblema para o Ostiário é um nó (como aqueles nos colares dos companheiros da ordem), rodeado pela liga e encimado por uma coroa. O emblema para o Secretário mostra duas penas cruzadas na frente de uma rosa e rodeada pela liga, encimado por uma coroa.
O Chanceler carrega uma bolsa, que é bordada com as armas reais empalada pela Cruz de São Jorge. A bolsa contém o selo da Ordem. O Rei-de-armas principal da Jarreteira carrega sua batuta de ofício. O Ostiário leva seu artigo pessoal de ofício, o Bastão Negro.

Cavaleiros e damas Reais


  1. O Duque de Edimburgo(1947)
  2. O Duque de Kent  (1985)
  3. A Princesa Real (1994)
  4. O Duque de Gloucester(1997)
  5. Princesa Alexanda, A H onoravel Lady Ogilvy (2003)
  6. O Duque de York (2006)
  7. O Conde de Wessex (2006)
  8. O Duque de Cambridge (2008)

[editar]Cavaleiros e damas estrangeiros

  1. Grã Duque João de Luxemburgo (1972)
  2. Rainha Margaret 2ª Da Dinamarca (1979)
  3. Rei Carl XVI Gustaf da Suécia (1983)
  4. Rei Juan Carlos 1º de Espanha (1988)
  5. Rainha Beatrix dos Paises Baixos (1989)
  6. Imperador Akihito do Japão (1998)
  7. Rei Harald 5º da Noruega (2001)
Arms of the Most Noble Order of the Garter.svg
Armas da Ordem da Jarreteira.



Ficheiro:Queen Elizabeth the Queen Mother portrait.jpg
Rainha Elizabeth A Rainha Mãe usando a faixa da Ordem da Jarreteira.

simbolos reais
participante da ordem de jarreteira.





Um comentário:

Elizabeth Bowes-lyon / A Rainha Mãe / The Queen Mother

N ascida em 04 de agosto de 1900, na nobreza britânica. Ela ganhou proeminência em 1923 ao se casar com Alberto, Duque de York, o segundo ...